O VINHO VERDE É ÚNICO NO MUNDO!

 

A frescura vibrante, a elegância e leveza, a expressão aromática e gustativa, com destaque para as suas notas frutadas e florais, são as características que definem e diferenciam o Vinho Verde!

 

Originariamente demarcada a 18 de Setembro de 1908, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho.  Em termos de área geográfica é a maior Região Demarcada Portuguesa, e uma das maiores da Europa.

As condições naturais desta Região são as ideais para a produção de excelentes vinhos brancos, rosados e espumantes, produzidos exclusivamente a partir de castas autóctones da região. Os espumantes de Vinho Verde têm revelado uma qualidade surpreendente, ao que não será alheio o facto da Região produzir grandes vinhos que, pela sua frescura natural e baixo teor alcoólico, mostram enorme potencial para produção de bons espumantes.

Orograficamente, a região apresenta-se como "um vasto anfiteatro que, da orla marítima, se eleva gradualmente para o interior" (Amorim Girão), expondo toda a área à influência do oceano Atlântico, fenómeno reforçado pela orientação dos vales dos principais rios, que correndo de nascente para poente facilitam a penetração dos ventos marítimos. Esta influência atlântica, os solos na sua maioria de origem granítica, o clima ameno e elevada precipitação, traduzem-se na frescura, leveza e elegância dos vinhos desta região.